• contato@marloncamargo.com.br

O PODER DO CONTENT MARKETING

O PODER DO CONTENT MARKETING

O content marketing é algo antigo e ganha força pelo uso da internet.

Uma das boas descobertas ao longo do meu mestrado foi o paralelo entre o content marketing e as relações de poder estabelecidas por meio da produção de conteúdo recorrente. O poder da comunicação esteve por muitos anos centralizado nas mãos da grande mídia. Desde 1995 o cenário mudou com a chegada da internet. Agora, as instituições e os indivíduos encontram no content marketing ferramentas necessárias para o estabelecimento de relações de poder. Quando se fala em poder, é comum pensar no poder coercitivo que um ser superior determina e os seus súditos obedecem. No contexto aqui utilizado se parte da proposta de Foucault ao considerar que poder não existe. O que há, são relações de poder que na maioria das vezes se estabelece com significados concebidos por meio de narrativas.

O PODER DO CONTENT MARKETING ESTÁ NA SIMETRIA DE COMUNICAÇÃO

Um texto envolvente, clássico da comunicação, é o Codificação e Decodificação de Stuart Hall. Para ele, a comunicação efetiva acontece quando se gera simetria entre quem codifica a mensagem e aquele que a decodifica. Essa simetria no content marketing se estabelece a partir da recorrência do conteúdo. Um bom exemplo para tangibilizar a ideia de simetria na comunicação é imaginar um encontro casual no shopping entre você e aquele jornalista que todas as manhãs você o ouve no rádio. O mais comum é você seguir o seu impulso e ir ao encontro do jornalista, você o chama pelo nome, o trata de modo íntimo e conhece todas as suas ideias de mundo. Isso ocorre porque o conteúdo recorrente – todas as manhãs – produz essa simetria. Quando há uma audiência fiel constituída há também uma deliberada influência em sua decodificação. Perceba que se trata de uma influência, logo, sempre haverá a escolha do decodificador. Entretanto, a simetria na comunicação tende aproduzir uma leitura preferencial por parte da audiência.

TAKEAWAY

O poder do content marketing está na palma das mãos. A decisão é se ele estará nas suas mãos ou na de terceiros. Há uma explosão do que se convencionou chamar de influencers digitais. Trata-se de indivíduos que se apropriaram da produção de conteúdo para ter voz no mundo.

E você tem voz?

Marlon Camargo