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O PODER DO CONTENT MARKETING

O PODER DO CONTENT MARKETING

O content marketing é algo antigo e ganha força pelo uso da internet.

Uma das boas descobertas ao longo do meu mestrado foi o paralelo entre o content marketing e as relações de poder estabelecidas por meio da produção de conteúdo recorrente. O poder da comunicação esteve por muitos anos centralizado nas mãos da grande mídia. Desde 1995 o cenário mudou com a chegada da internet. Agora, as instituições e os indivíduos encontram no content marketing ferramentas necessárias para o estabelecimento de relações de poder. Quando se fala em poder, é comum pensar no poder coercitivo que um ser superior determina e os seus súditos obedecem. No contexto aqui utilizado se parte da proposta de Foucault ao considerar que poder não existe. O que há, são relações de poder que na maioria das vezes se estabelece com significados concebidos por meio de narrativas.

O PODER DO CONTENT MARKETING ESTÁ NA SIMETRIA DE COMUNICAÇÃO

Um texto envolvente, clássico da comunicação, é o Codificação e Decodificação de Stuart Hall. Para ele, a comunicação efetiva acontece quando se gera simetria entre quem codifica a mensagem e aquele que a decodifica. Essa simetria no content marketing se estabelece a partir da recorrência do conteúdo. Um bom exemplo para tangibilizar a ideia de simetria na comunicação é imaginar um encontro casual no shopping entre você e aquele jornalista que todas as manhãs você o ouve no rádio. O mais comum é você seguir o seu impulso e ir ao encontro do jornalista, você o chama pelo nome, o trata de modo íntimo e conhece todas as suas ideias de mundo. Isso ocorre porque o conteúdo recorrente – todas as manhãs – produz essa simetria. Quando há uma audiência fiel constituída há também uma deliberada influência em sua decodificação. Perceba que se trata de uma influência, logo, sempre haverá a escolha do decodificador. Entretanto, a simetria na comunicação tende aproduzir uma leitura preferencial por parte da audiência.

TAKEAWAY

O poder do content marketing está na palma das mãos. A decisão é se ele estará nas suas mãos ou na de terceiros. Há uma explosão do que se convencionou chamar de influencers digitais. Trata-se de indivíduos que se apropriaram da produção de conteúdo para ter voz no mundo.

E você tem voz?

Marlon Camargo

Marlon Camargo | Planner estratégico especialista em Estrutura de Conteúdo Formado em administração, pós-graduado em comunicação publicitária foram 15 anos no mercado atuando em agências pequenas, médias e grandes. Passou pela área de atendimento, planejamento e produção, até encontrar sua real paixão: planejamento estratégico. Trabalhou em São Paulo como planner em uma das maiores agências de live marketing do Brasil: o Banco de Eventos e como bom filho, retornou para Curitiba e fundou a Uevollu um hub de conhecimento que atua em: planejamento estratégico voltado para Estrutura de Conteúdo. É professor em cursos de pós-graduação na PUC/PR, FAE Business School e Universidade Tuiuti do Paraná. Como pesquisador, trabalhou a sua dissertação - no mestrado - sobre as relações de poder estabelecidas por meio do marketing de conteúdo. E ao longo de sua tese - no doutorado - desenvolve a noção teórica denominada como Estrutura de Conteúdo e seu potencial estratégico na produção de sentido em contexto hipermoderno. Principais agências que atuou: Master Comunicação, Go On Marketing Promocional, Sportion, Iguana Sports e Banco de Eventos. Principais igrejas e ministérios: Luciano Subirá, Orvalho.com e Alcance Curitiba. Principais Projetos que atuou: SUB12 Luciano Subirá, No Caminho da Palavra Luciano Subirá, naming livro O Impacto da Santidade, Conferência Casa de Zadoque, Branding Josué Valandro Jr, Estruturação comunicação Alcance Irati, Nike 600k, Adidas Copa do Mundo 2014, FIFA Interactive World Cup, Lançamento da Mascote Copa do Mundo 2014, Bud Hotel Copa do Mundo 2014, SP Magnum Store, Lançamento HB20S, Promoção Intel PC Refresh, Plataforma Craques Itaú Unibanco, Promoção Arquibancada Itaú,  Guerrilha Mentos Supreendente, Ativações Ades, Lançamento Ketchup Hellmann’s e diversos outros.