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O RESGATE DA COMUNICAÇÃO por Marlon Camargo

O RESGATE DA COMUNICAÇÃO por Marlon Camargo

Há dois caminhos para a comunicação: o performático e o autêntico.

Um grande aprendizado na pesquisa sobre comunicação é compreender que os termos não são neutros. É no uso da linguagem que se revelam os significados e valores culturais de cada período vivido. Essa perspectiva transcende a performance e retoma a necessidade do uso da comunicação em sua essência.

A raiz semântica da palavra “comunicação” está relacionada com congregar, partilhar de significados em comum. A origem da palavra vem do latim e se revelou ao mundo com maior ênfase a partir 1160 carregando a ideia de comunhão. Embora pareça uma analogia simples é necessário reforçar que a comunicação está relacionada com uma abordagem comunitária.

A expansão do termo comunicação, se deu no uso da tecnologia. No século XV, na medida em que a imprensa surgiu, houve o processo de crescimento da dimensão performática da comunicação. Portanto, a dinâmica de transmissão e difusão ganham espaço.

Embora ambas as dimensões comunicativas apresentem seus atributos negativos e positivos, é preciso compreender a força desproporcional na utilização da técnica em relação as conexões comunitárias.

Dos anos 1500 até 2020 as tecnologias avançaram e no seus usos houve o distanciamento das relações geográficas. Se na era pré-moderna, uma comunicação se dava em um ambiente local, comunitário. Na hipermodernidade a comunicação é globalizada e vivida de modo virtual.

Em um ambiente hipermoderno, se estabeleceu relações distantes que ignoram a presença e são intermediadas por aparatos tecnológicos. Não se tem aqui a pretenção determinista de atribuir aos usos da tecnologia todas as mazelas da sociedade, mas é necessário compreender que ela não deveria sobrepor as dimensões humanas e comunitárias. Logo, a proposta dessa abordagem não é trazer juízo de valor quanto a utilização de uma comunicação performática ou comunitária. Trata-se aqui de tencionar a necessidade do equilíbrio entre o uso do aparato tecnológico e a demanda por relações humanas.

Ainda que celebrada em uma dimensão mercadológica a comunicação que contabiliza visualizações, em uma lógica de IBOPE, se revela como consequência do individualismo moderno. Se comunica pelo “meu” resultado e não necessariamente para gerar conexões com a sua comunidade. Nesse contexto, há de se resgatar a perspectiva humana brutalmente assassinada por esquizofrênicos apaixonados pelo Vale do Silício.

A provocação é uma alusão a exacerbação dos valores hipermodernos, relacionados ao mercado, que se refletem no individualismo e na emancipação do sujeito. Com a exacerbação dos valores valores da modernidade, se revela uma sociedade regida pelo espetáculo: um deus hipermoderno.

Note que aqui, não há uma crítica em relação a utilização de técnicas de comunicação, mas se reforça a necessidade do resgate de uma comunicação autêntica, relacionada com a comunhão, ao ato de congregar.

Uma comunicação autêntica tende a ser aquela que olha no olho e expressa a sua humanidade ao respeitar o próximo.

Marlon Camargo

Doutor em Comunicação e Linguagens, planner estratégico em Estrutura de Conteúdo Formado em administração, pós-graduado em comunicação publicitária foram 15 anos no mercado atuando em agências pequenas, médias e grandes. Passou pela área de atendimento, planejamento e produção, até encontrar sua real paixão: planejamento estratégico. Trabalhou em São Paulo como planner em uma das maiores agências de live marketing do Brasil: o Banco de Eventos e como bom filho, retornou para Curitiba e fundou a Uevollu um hub de conhecimento que atua em: planejamento estratégico voltado para Estrutura de Conteúdo. Foi professor em cursos de pós-graduação na PUC/PR, FAE Business School e Universidade Tuiuti do Paraná. Como pesquisador, trabalhou a sua dissertação - no mestrado - sobre as relações de poder estabelecidas por meio do marketing de conteúdo. E ao longo de sua tese - no doutorado - desenvolveu a noção teórica denominada como Estrutura de Conteúdo e seu potencial estratégico na produção de sentido em contexto hipermoderno. Principais agências que atuou: Master Comunicação, Go On Marketing Promocional, Sportion, Iguana Sports e Banco de Eventos. Principais igrejas e ministérios: Luciano Subirá, Orvalho.com e Alcance Curitiba. Principais Projetos que atuou: SUB12 Luciano Subirá, No Caminho da Palavra Luciano Subirá, naming livro O Impacto da Santidade, Conferência Casa de Zadoque, Branding Josué Valandro Jr, Estruturação comunicação Alcance Irati, Nike 600k, Adidas Copa do Mundo 2014, FIFA Interactive World Cup, Lançamento da Mascote Copa do Mundo 2014, Bud Hotel Copa do Mundo 2014, SP Magnum Store, Lançamento HB20S, Promoção Intel PC Refresh, Plataforma Craques Itaú Unibanco, Promoção Arquibancada Itaú,  Guerrilha Mentos Supreendente, Ativações Ades, Lançamento Ketchup Hellmann’s e diversos outros.